terça-feira, 4 de maio de 2010

Consequências do aquecimento global.

Conseqüências do aquecimento global

Com a elevação da temperatura, ocorrerá um aquecimento tanto no ar atmosférico, como no solo e também nos ambientes aquáticos. Nesses ecossistemas existem as mais variadas espécies de seres vivos, sejam animais ou vegetais, sendo que parte delas é sensível a qualquer variação climática, por menor que seja. Observe nos itens abaixo a relação entre as mudanças climáticas com os seres vivos que podem ser afetados ocasionando mudanças que atingem várias espécies.

Aumento do nível do mar

O litoral do Brasil, banhado pelo oceano Atlântico, está vulnerável ao aumento do nível do mar, correndo grandes riscos de inundações e grandes perdas no setor do turismo que é responsável por uma parte considerável da economia nacional. O mesmo ocorre em muitas outras áreas litorâneas ou ainda diversas ilhas em todo mundo que abrigam cidades de grande porte turístico ou ainda regiões pobres banhadas pelo oceano, o que causaria danos ainda mais intensos devido à falta de recursos como monitoramento, alerta de enchentes repentinas o que espalharia doenças, desqualificaria os indicadores sociais elevando situações como fome e falta de moradia.

Mais espécies entrando em extinção


Muitas espécies de seres vivos, tanto animais como vegetais são muito sensíveis a qualquer variação mínima de temperatura. Com as alterações climáticas, se espécies vegetais tiverem uma redução, todas as espécies que dependem dela para alimentação também sofrerão uma drástica redução tanto pela falta de alimentação como devido ao aumento de disputas de espécies por um território com algum alimento disponível, já que haverá uma escassez.


Segue aqui um gráfico que mostra a média mensal do dióxido de carbono enviado à atmosfera, desde 1958 até 1990. E, se compararmos através das notícias, podemos ver que a taxa de emissão tende a subir mais e mais.

Fonte: wwwp.fc.unesp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário