terça-feira, 4 de maio de 2010

Consumismo exagerado x Aquecimento Global.

O consumidor tem hoje que fazer uma série de perguntas antes de consumir. Após as perguntas óbvias como se tenho dinheiro para comprar, se o design me agrada etc, algumas perguntas a mais seriam: 1) este produto faz bem à minha saúde? 2) dá empregos localmente? 3) o produto faz parte de um programa geral que possibilita o desenvolvimento sustentável? 4) a matéria prima provém de alguma atividade prejudicial à sociedade organizada?

Tais perguntas surgiram recentemente e estão diretamente relacionadas com o esgotamento dos recursos naturais e o aumento desgovernado da população humana no planeta. Por trás destas perguntas está o fato de que se não equilibrarmos o uso dos recursos naturais no planeta, a civilização como a conhecemos simplesmente não sobreviverá. A pergunta 4 tem uma relação direta com a questão do CO2 e as mudanças climáticas. As questões relacionadas à eficiência de produção são importantes para o Brasil, na medida em que este país vem se tornando um dos pólos industriais mais importantes da América Latina. Mas o Brasil tem ainda uma outra grande responsabilidade: a manutenção dos biomas tropicais. Pensando apenas no contexto do problema do gás carbônico, as florestas Amazônica e Atlântica são de importância especial, pois constituem um dos maiores sumidouros de CO2 no Planeta Terra. Fonte: http://msbuckeridge.wordpress.com


Logo, quanto mais consumirmos, mais estaremos lançando CO2 para a atmosfera, apenas piorando o aquecimento global cada vez mais. E com o pioramento do aquecimento global, as consequências irão ampliando. E por fim, estaremos condenados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário